Fotografando com celulares

Que tal fazer fotos incríveis com o seu celular? Você pode! E ainda se divertir muito com isso! Nem a minha horta escapa. Apresento-lhes uma macro de um pequeno pimentão.

Os celulares, atualmente, são mais do que aparelhos para comunicação entre pessoas. Podem ser considerados pequenos computadores, onde colocamos programas diversos, jogos, o internet bank e fazemos fotos! Hoje, é o meio mais rápido e fácil de fazer um momento ser eternos.

Para a fotografia, foi uma revolução, pois deu a todos a oportunidade de sair guardando todas as imagens que consideram interessantes. Sem gastar com filmes e equipamentos caros.

Entretanto, nem todos sabem para que servem as diversas funções da câmera do celular e também erram. Fotos saem tremidas, desfocadas, com excesso ou pouca luz e o enquadramento nem sempre dá certo. Para evitar isso, vejam algumas dicas:

  1. Evite colocar o dedo antes, durante ou depois da foto, nas lentes. Isso pode gerar fotos manchadas ou encobertas pelas mãos.
  2. Como qualquer equipamento, limpe desembace as lentes.
  3. Não fotografe contra a luz, sem ligar o flash. A luz vinda do fundo, clareia as costas de quem você quer fotografar e deixa o rosto no escuro. Um modo ainda melhor, é deixar o flash desligado e mudar as pessoas de lugar ou mudar sua posição.
  4. Segure firme seu aparelho, pois por mais que estabilize as fotos, elas saem tremidas.
  5. Veja a resolução das suas imagens, pois a depender, não ficarão bonitas quando impressas ou em sublimações. Por outro lado, imagens com alta definição, tomam espaço no seu celular.
  6. Utilize a regra dos terços, ou seja, habilite as linhas em forma de grade para enquadrar as fotos.
  7. Para focar bem o que precisa aparecer mais definido, na hora que abrir a câmera, coloque o motivo no centro e clique na tela, sobre ele, depois fotografe.
  8. Zoom de celular só deve ser usado em caso de necessidade. Diferente das câmeras fotográficas, deixam as imagens pixeladas ou desfocadas.
  9. Já ouviu falar em espaço negativo? É aquele que fica ao redor do seu objeto. Quando o objeto é colorido e tudo ao redor também, a imagem pode sair confusa. Já uma parede preta, não é boa para fotografar um objeto preto. Observe e troque de posição, até evitar que esse espaço atrapalhe a imagem.

Observe essa imagem. Um dedo ficou na frente. O cão está quase da cor do piso de entrada. Não está bem focada. Qual o objeto principal? A casa está distante e com plantas cobrindo parte da imagem. Poderia ter colocado o foco no cão. Mas parece que o tema principal era o dedo. Outro detalhe é a luz. Ruim. O celular, é bom. O problema está na falta de atenção de quem fez a imagem.

Os recursos:

  1. Retrato: Fotografe melhor as pessoas nesse modo. Foque, enquadre, veja um bom ângulo e clique.
  2. Macro: Quando ao aproximar bem, a câmera de um objeto, o foco destaca os detalhes dele e desfoca o fundo. Mas é preciso ver a luz, a distância e apoiar a câmera para evitar trepidações. Objetos pequenos e flores, ficam muito bem nesse modo. Mas para fazer uma selfie, certamente muita coisa será desfocada.
  3. Panorâmica: Essa precisa de treino. Por isso falarei mais sobre ela. Para criar uma fotografia panorâmica, siga estes passos gerais: Escolha um local com uma vista ampla ou cena panorâmica interessante .Mantenha o celular na posição horizontal para capturar mais da cena. Configuração da Câmera: Abra o aplicativo da câmera no modo panorâmico (presente na maioria dos aplicativos de câmera nativos.) Comece a Captura :Toque no botão de captura e, em seguida, siga as instruções na tela .Geralmente, você precisará mover o celular suavemente na direção indicada pela seta na tela .Movimento Suave :Mantenha o movimento contínuo e suave da câmera .Evite movimentos rápidos ou paradas bruscas, pois isso pode causar distorções na panorâmica. Ajustes Automáticos: Muitos aplicativos ajustam automaticamente a exposição e o foco conforme você faz a panorâmica. Sobreposição de Imagens: As fotos capturadas são sobrepostas automaticamente para formar a imagem panorâmica completa. Revisão :Após a captura, revise a panorâmica para garantir que todos os elementos desejados estejam incluídos. Edição (opcional):Se necessário, você pode usar aplicativos de edição para aprimorar a imagem resultante. Lembre-se de que a qualidade da panorâmica pode depender da estabilidade do movimento da câmera e da iluminação. Praticar e experimentar ajudará a aprimorar suas habilidades na captura de panorâmicas com o celular.
  4. Noturno: Como o nome já diz, ideal para à noite. Pede flash. Pessoalmente não gosto de usar flash.
  5. Food – Fotografe alimentos usando esse modo.
  6. Selfie – Não é um modo, mas uma foto em grupo. Não deve ser feita sem prévia organização. Principalmente se tem muitas gente. Observe o espaço, a quantidade de pessoas, quem é mais alto ou baixo e se a luz está boa para todos. Quando a turma estiver posicionada, note se está cortando alguém, se o dedo está na frente e se está firme para não tremer. Lembre que cada um ali quer aparecer!

Existem muitos outros modos de usar fotografia no celular, inclusive saindo do automático e fazendo fotografias manuais. Veja tudo que é possível. LEIA O MANUAL DE INSTRUÇÕES!!!!