Standup-Comedy

A arte de fazer humor de pé, muitas vezes só e com textos autorais.

Já escutei inúmeras vezes pessoas afirmando que é muito fácil fazer esse tipo de comédia. Só que não! São muitos os requisitos para ser artista na área. Ter presença de palco, o texto na cabeça e escrever muito! Então, não é apenas subindo no palco, contando velhas piadas de outros, às vezes preconceituosas ou ofensivas que seremos bem sucedidos. Essa modalidade de comédia, requer todo um processo anterior a apresentação, como por exemplo, a observação de fatos cotidianos, a transcrição da sua visão sobre esse assunto em forma de texto, ler, reler, corrigir, recorrigir, até acertar. Em seguida, testar o seu trabalho no palco. E isso não é fácil! Não mesmo. Primeiro porque sua mente deve estar tranquila, seu corpo em boas condições, ter coragem para enfrentar plateias e também, achar engraçado o que faz.

As plateias são diferentes a depender dos lugares nos quais você fará suas apresentações. Assim, um texto pode não ser adequado a determinado público. Então é preciso ter mais do que um e/ou saber improvisar. Já me aconteceu de testar um texto em três locais e ver reações diferentes. Muitas risadas em dois espaços e nenhuma em outro. Isso não deixa seu astral lá em cima, ao contrário. Porém se nos abatermos, nunca mais testaremos nada.

Retorne para a sua mesa de estudos. Pontue o que deu certo na maioria e o que não deu em nenhuma das apresentações. Aperfeiçoe. Tente outra vez.

Bem, aqui postarei algumas apresentações que fiz e outros materiais que estou produzindo. Os vídeos não estarão na íntegra, mas são autorais e registrados. Façam sempre isso.